1 de fev de 2012

Volta às aulas: Organização + dicas (Parte 1)

Schoolbord_large
Muitas de vocês já devem ter voltado às aulas... eu e Jo ainda não (graças!). A gente sabe que é difícil se organizar no meio de tantas tarefas, provas, trabalhos, exercícios... por isso hoje venho dar dicas de como se organizar para tornar tudo mais fácil (além de que organização é a chave para ter boas notas).
Colours-light-notebook-paperclips-photography-favim.com-204766_large
Agendas: Pode parecer idiota, mas elas são muito úteis. Marque tudo: desde dia de prova, até consulta de dentista. Assim, você pode saber o tempo que terá pra estudar, o dia de entrega daquele trabalho que vale praticamente toda a nota do boletim, e também vai saber quando vai ter que faltar à aula por causa de algum compromisso. Não esqueça de destacar as coisas mais importantes e separá-las por "gênero". Agendas também são úteis para fazer to-do lists.
Postitnotes_large
Post-its: Mil utilidades! Destacar informações no caderno é uma delas. Quando o professor estiver explicando, você pode pegar algumas informações mais importantes, marcá-las e deixá-las em algum local visível. Podem também servir como uma "extensão" da sua agenda. Ano passado, a Jo pegou a parte interna do caderno dela e fez uma espécie de calendário; ficou estiloso e ajudou muito! Você também pode separar informações por cores, assim fica mais fácil lembrar, por exemplo: a resposta disso estava num post-it laranja; o significado disso estava num post-it rosa. Se você tiver memória visual, você vai saber todas as respostas graças à esses queridinhos (que vamos combinar: são lindos e dão um ar super diferente ao caderno).
6757519185_7bbaf9898b_o_large
Tenha um lugar confortável para estudar: Uma boa iluminação, coisas que você goste ao redor... tudo isso vai fazer você ter mais vontade para estudar. Deixe suas coisas organizadas: elas facilitam muito. Livros divididos por matérias, trabalhos em pastas separadas, itens como canetas e lápis em locais adequados... não esqueça de, a cada uma hora de estudo, você deve fazer uma pausa para relaxar, porque assim você não vai ficar cansada.
6246646813_601971658b_b_large
Leia muuuuuito: Uma das coisas que todos os professores dizem é que ler é essencial. E é verdade: você adquire muito mais conhecimento lendo. Uma dica importante é grifar partes importantes em textos com marcadores, para destacá-las. Dê uma olhada na bibliografia dos livros e apostilas da escola e leia os livros indicados lá, assim você vai ter bem mais informação, além do que foi passado na sala de aula.

Bom, as dicas de hoje são essas... espero que gostem e que elas sejam úteis! Em breve mais dicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar. Se quiser, deixe alguma rede social (twitter, facebook, ou mesmo seu blog) para nós podermos responder seu comentário. Você também pode deixar seu e-mail para receber novidades do blog em primeira mão.